| Telas 
              Soldadas no Terminal Rodoviário de Santo André 
             Obra 
              faz parte de projeto de reubarnização do Vale do Tamanduateí A 
              região do Grande ABC (SP) ganhará no início deste ano um amplo e 
              moderno terminal rodoviário, localizado em Santo André. As obras 
              fazem parte de ambicioso projeto de reformulação da paisagem do 
              Vale do Rio Tamanduateí chamado "Eixo Tamanduatehy", implementado 
              pela Prefeitura da cidade, compreendendo 700 hectares ao longo de 
              10km do rio, que vai da divisa de São Caetano do Sul até o limite 
              com Mauá, onde estão contidas a AV. dos Estados e a via férrea (que 
              liga o litoral ao interior do Estado de São Paulo). O 
              projeto básico do Terminal Rodoviário de Santo André foi desenvolvido 
              pela Brasil Arquitetura e o detalhamento e construção estão a cargo 
              da Projeção Engenharia. A empresa já possui experiência nesta área, 
              tendo executado os terminais rodoviários de Praia Grande e de Catanduva 
              (ambos no Estado de São Paulo), além de fazer manutenção nos corredores 
              de ônibus Cachoeirinha e Santo Amaro (na capital paulista) e construir 
              as garagens de ônibus das empresas Transleste (São Paulo) e Expresso 
              Santos-São Vicente (litoral sul de São Paulo). As 
              obras estão sendo realizadas em 3 etapas e serão finalizadas em 
              julho de 2000. Na primeira fase será construído o terminal rodoviário 
              com 22 pontos de comércio e serviços, 18 guichês de empresas rodoviárias, 
              banheiros, porta-volumes e balcão de informações. A transposição 
              sobre a linha férrea faz parte da Segunda fase, enquanto na terceira 
              será concluído o terminal urbano. A área total do Terminal é de 
              8 mil m2, com previsão inicial de 150 partidas diárias e estacionamento 
              para 300 vagas. Tela 
              soldada: qualidade e boa assistência técnica Na 
              construção dos pisos das vias de rolamento (2.500 m2) e das áreas 
              de circulação (3.500m2), a Projeção optou pela utilização dos pavimentos 
              estruturalmente armados com telas soldadas. Essa decisão, que teve 
              total apoio do calculista da obra, deveu-se à excelente relação 
              custo-benef'ício. Outro 
              fator que motivou a escolha das telas soldadas foi a qualidade da 
              assistência técnica oferecida pelas empresas do setor, com disponibilização 
              de pessoal para auxiliar no desenvolvimento do projeto e fornecimento 
              de toda a orientação necessária. Segundo o coordenador de obras 
              do Terminal, eng. Jorge Dias Araújo, a segurança proporcionada por 
              esse acompanhamento possibilitou maior rapidez da obra. Esse 
              empreendimento foi alvo de um processo de licitação em que o consórcio 
              formado pela Projeção Engenharia e a Consladel foi o vencedor, ganhando 
              a concessão para a construção e operação do Terminal pelo período 
              de 25 anos. Esta situação foi fundamental na escolha do pavimento 
              estruturalmente armado, uma vez que a vida útil proporcionada é 
              muito maior em comparação ao pavimento flexível. Além 
              disso, por conta das particularidades da obra (área de tráfego pesado 
              onde os ônibus terão que promover movimentos de manobras e frenagens), 
              o pavimento flexível é totalmente contra-indicado. Para o eng. Jorge 
              Araújo, outro aspecto decisivo é a liberação pelos ônibus, nas áreas 
              de terminais rodoviários, de pequenas quantidades de óleo diesel 
              sobre o piso, provocando uma reação entre óleo derramado e o asfalto 
              e acabando por ocasionar danos ao pavimento. Facilidade 
              de aplicação Segundo 
              o eng. Jorge Araújo, comparativamente com o aço convencional, as 
              telas soldadas se mostram muito vantajosas e econômicas. "Com as 
              telas, utilizou-se a metade do pessoal necessário para fazer a mesma 
              armação em aço convencional, além de dispensar o amplo espaço no 
              pátio para sua armazenagem. Outra vantagem é que a colocação das 
              telas soldadas no piso foi feita pela equipe de serventes da obra, 
              comprovando que o material não requer mão-de-obra especializada", 
              justifica. 
 Um 
              fator que influenciou significativamente no sucesso da utilização 
              das telas soldadas no terminal Rodoviário de Santo André foi a possibilidade 
              de programação da entrega. "Quando o caminhão chegou com as telas, 
              a equipe estava preparada para descarregá-las no piso. Assim, depois 
              de armar e conferir, foi possível fazer a concretagem em apenas 
              um dia", esclarece o engenheiro. Na 
              construção estão sendo utilizadas telas soldadas ET (sob projeto), 
              Q 61, Q 138 e Q 196, totalizando 36,5t. Os bons resultados obtidos 
              até o momento com o pavimento estruturalmente armado com as telas 
              fizeram com que a Projeção Engenharia já iniciasse estudos para 
              confeccionar, no mesmo material, as áreas de estacionamento, projetadas 
              para trânsito leve.  
   
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