| Prefeitura 
              adota tecnologia das Telas Soldadas em pavimentação 
 Iniciativa 
              arrojada se deve à economia proporcionada a longo prazo A 
              idéia de que o poder público tem dificuldades para se atualizar 
              tecnologicamente e que os governantes normalmente trabalham pensando 
              apenas em resultados a curto prazo pode revelar-se um grande equívoco. 
              Um bom exemplo está sendo dado pela Prefeitura do Município de Três 
              Rios, no Estado do Rio de Janeiro, com a obra de duplicação da av. 
              Condessa do Rio Novo. Principal 
              via do centro da cidade, a avenida tinha pista única (com largura 
              entre 10 e 12m) e mão dupla de direção, passando a mão única nos 
              2 quarteirões mais movimentados. Dessa forma, todo o trânsito era 
              direcionado para o miolo do centro comercial de Três Rios, causando 
              freqüentes retenções de tráfego e prejudicando, inclusive, os pedestres. Com 
              a aquisição de uma faixa de terreno junto à Rede Ferroviária Federal, 
              contínua em toda a extensão da avenida, foi possível a implantação 
              da Segunda pista. A largura total passou de 12 para 22m, sendo formada 
              por 2 pistas de 9m e 1 canteiro central com 4m de largura, que abriga, 
              ainda, 1 ciclovia de 2,4m. 
 Pavimento 
              apresenta longa vida útil Em 
              virtude de representatividade da avenida para o dia-a-dia da cidade 
              e pela tecnologia empregada, a construção, que está sendo totalmente 
              custeada pelo poder público municipal, é considerada verdadeiro 
              marco de reestruturação do Município. A 
              fim de viabilizar da melhor forma esse projeto, a Prefeitura optou 
              pelo uso do pavimento estruturalmente armado com telas soldadas. 
              Os serviços de terraplanagem começaram em julho passado e a concretagem 
              do pavimento no mês de novembro. O pavimento de concreto da Segunda 
              pista possui 14cm de espessura, com área total de 9 mil m2. O pavimento 
              da ciclovia, em concreto simples, tem 7cm de espessura e área de 
              3 mil m2. Segundo 
              o secretário de Obras e Viação de três Rios, eng. Nilson Corrêa 
              Gonze, a decisão pelo pavimento armado de concreto está calcada 
              na economia que essa tecnologia trará a longo prazo, com baixíssimo 
              custo de manutenção e pequena diferença de custo inicial sobre o 
              pavimento flexível. Nesse 
              processo, a utilização das telas soldadas é considerada fundamental 
              pelo governo municipal. "O insumo mais representativo na execução 
              da obra é o concreto. A tela soldada nos permite a diminuição da 
              espessura do concreto, reduzindo o custo final e facilitando a determinação 
              do grade, considerando-se que o mesmo deveria ser adaptado ao da 
              pista já existente", esclarece o secretário. Para a construção do 
              pavimento, estão sendo consumidas 86t de tela soldada, 5,5t de treliça 
              com 8m de altura e 2.700 unidades de barra de transferência BTG 
              20 com 0,5m de comprimento. Baixo 
              custo de manutenção Visando 
              a aumentar a segurança na pista de rolamento, decidiu-se pelo acabamento 
              vassourado, criando pequenos frisos na superfície que propiciam 
              um espaço mais curto para freagem e maior aderência do veículo à 
              pista. A fim de dar velocidade ao trabalho e homogeneidade à pista, 
              foi usada régua vibratória, com largura de 9m, evitando assim, junta 
              de concretagem longitudinal, proporcionando economia de barras de 
              transferência e rapidez na execução. O 
              projeto de duplicação da av. Condessa do Rio Novo prevê, ainda, 
              a colocação de postes para iluminação pública, rede de drenagem 
              e sinalização (horizontal, vertical e semafórica). A previsão da 
              Prefeitura é de que a construção esteja concluída neste primeiro 
              trimestre do ano. Preocupado 
              com os custos que um pavimento comum (asfáltico) pode apresentar 
              após sua conclusão, o secretário Nilson Gonge afirma que a principal 
              vantagem da tecnologia aplicada se refere à quase ausência de manutenção. 
              "Se pensarmos em termos de serviço público, a redução de gastos 
              com o trabalho de manutenção representa um grande avanço e economia", 
              avalia o engenheiro. Outras 
              prefeituras já demonstram interesse Para 
              alcançar os objetivos propostos, a Prefeitura de Três Rios contou, 
              no desenvolvimento do projeto e da construção, com a participação 
              da Fundação Centro Tecnológico (FCT) da Univ. Federal de Juiz de 
              Fora, do IBTS - Instituto Brasileiro de Telas Soldadas (assessoria 
              técnica), da ABCP - Assoc. Bras, de Cimento Portland e da LPE Engenharia 
              e Consultoria Ltda. (responsável pelo projeto). De 
              acordo com o prefeito da cidade, eng. Raleigh Ramalho, "a obra foi 
              concebida para desobstruir a parte viária da cidade e melhorara 
              as condições para o comércio local, criando também uma nova área 
              comercial, o que torna a construção auto financiável. Além da economia 
              proporcionada em virtude da grande vida útil do pavimento rígido, 
              sob o aspecto urbanístico, o acabamento de coloração clara é mais 
              agradável no ambiente e favorece a iluminação pública". O sucesso 
              dessa iniciativa arrojada da Prefeitura de Três Rios pode ser medido 
              pelas diversas consultas que já foram feitas por outros municípios 
              do Estado do Rio de Janeiro, interessados em conhecer detalhes sobre 
              a obra e a tecnologia empregada.  |