Prefeitura adota tecnologia das Telas Soldadas em pavimentação

Iniciativa arrojada se deve à economia proporcionada a longo prazo

A idéia de que o poder público tem dificuldades para se atualizar tecnologicamente e que os governantes normalmente trabalham pensando apenas em resultados a curto prazo pode revelar-se um grande equívoco. Um bom exemplo está sendo dado pela Prefeitura do Município de Três Rios, no Estado do Rio de Janeiro, com a obra de duplicação da av. Condessa do Rio Novo.

Principal via do centro da cidade, a avenida tinha pista única (com largura entre 10 e 12m) e mão dupla de direção, passando a mão única nos 2 quarteirões mais movimentados. Dessa forma, todo o trânsito era direcionado para o miolo do centro comercial de Três Rios, causando freqüentes retenções de tráfego e prejudicando, inclusive, os pedestres.

Com a aquisição de uma faixa de terreno junto à Rede Ferroviária Federal, contínua em toda a extensão da avenida, foi possível a implantação da Segunda pista. A largura total passou de 12 para 22m, sendo formada por 2 pistas de 9m e 1 canteiro central com 4m de largura, que abriga, ainda, 1 ciclovia de 2,4m.

Pavimento apresenta longa vida útil

Em virtude de representatividade da avenida para o dia-a-dia da cidade e pela tecnologia empregada, a construção, que está sendo totalmente custeada pelo poder público municipal, é considerada verdadeiro marco de reestruturação do Município.

A fim de viabilizar da melhor forma esse projeto, a Prefeitura optou pelo uso do pavimento estruturalmente armado com telas soldadas. Os serviços de terraplanagem começaram em julho passado e a concretagem do pavimento no mês de novembro. O pavimento de concreto da Segunda pista possui 14cm de espessura, com área total de 9 mil m2. O pavimento da ciclovia, em concreto simples, tem 7cm de espessura e área de 3 mil m2.

Segundo o secretário de Obras e Viação de três Rios, eng. Nilson Corrêa Gonze, a decisão pelo pavimento armado de concreto está calcada na economia que essa tecnologia trará a longo prazo, com baixíssimo custo de manutenção e pequena diferença de custo inicial sobre o pavimento flexível.

Nesse processo, a utilização das telas soldadas é considerada fundamental pelo governo municipal. "O insumo mais representativo na execução da obra é o concreto. A tela soldada nos permite a diminuição da espessura do concreto, reduzindo o custo final e facilitando a determinação do grade, considerando-se que o mesmo deveria ser adaptado ao da pista já existente", esclarece o secretário. Para a construção do pavimento, estão sendo consumidas 86t de tela soldada, 5,5t de treliça com 8m de altura e 2.700 unidades de barra de transferência BTG 20 com 0,5m de comprimento.

Baixo custo de manutenção

Visando a aumentar a segurança na pista de rolamento, decidiu-se pelo acabamento vassourado, criando pequenos frisos na superfície que propiciam um espaço mais curto para freagem e maior aderência do veículo à pista. A fim de dar velocidade ao trabalho e homogeneidade à pista, foi usada régua vibratória, com largura de 9m, evitando assim, junta de concretagem longitudinal, proporcionando economia de barras de transferência e rapidez na execução.

O projeto de duplicação da av. Condessa do Rio Novo prevê, ainda, a colocação de postes para iluminação pública, rede de drenagem e sinalização (horizontal, vertical e semafórica). A previsão da Prefeitura é de que a construção esteja concluída neste primeiro trimestre do ano.

Preocupado com os custos que um pavimento comum (asfáltico) pode apresentar após sua conclusão, o secretário Nilson Gonge afirma que a principal vantagem da tecnologia aplicada se refere à quase ausência de manutenção. "Se pensarmos em termos de serviço público, a redução de gastos com o trabalho de manutenção representa um grande avanço e economia", avalia o engenheiro.

Outras prefeituras já demonstram interesse

Para alcançar os objetivos propostos, a Prefeitura de Três Rios contou, no desenvolvimento do projeto e da construção, com a participação da Fundação Centro Tecnológico (FCT) da Univ. Federal de Juiz de Fora, do IBTS - Instituto Brasileiro de Telas Soldadas (assessoria técnica), da ABCP - Assoc. Bras, de Cimento Portland e da LPE Engenharia e Consultoria Ltda. (responsável pelo projeto).

De acordo com o prefeito da cidade, eng. Raleigh Ramalho, "a obra foi concebida para desobstruir a parte viária da cidade e melhorara as condições para o comércio local, criando também uma nova área comercial, o que torna a construção auto financiável. Além da economia proporcionada em virtude da grande vida útil do pavimento rígido, sob o aspecto urbanístico, o acabamento de coloração clara é mais agradável no ambiente e favorece a iluminação pública". O sucesso dessa iniciativa arrojada da Prefeitura de Três Rios pode ser medido pelas diversas consultas que já foram feitas por outros municípios do Estado do Rio de Janeiro, interessados em conhecer detalhes sobre a obra e a tecnologia empregada.

 

 
 
     
 
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