Goiânia tem maior piso de concreto executado num único dia

Obra revela importância do planejamento e do uso coordenado de tecnologias

Atender a um desejo do cliente, que pediu redução intensa do número de juntas, no piso do depósito da nova unidade da empresa Eletro Transol Tecnologia,na cidade de Goiânia (GO).
Com esse objetivo a LPE Engenharia, responsável pelo projeto do piso, elaborou uma solução baseada num pavimento de concreto estruturalmente armado, no formato de uma placa única com dimensão de 50 m x 62 m, com o objetivo
final de reduzir custos de manutenções futuras do pavimento e das empilhadeiras.

Fundada em 1986, em Goiás, a Eletro Transol Tecnologia é hoje referência no ramo de automação industrial e predial em todo Centro-Oeste brasileiro.

A nova loja da Eletro Transol possui área construída de 7.021,14m², num terreno de cerca de 11.000 m². O projeto arquitetônico e a execução da obra ficaram a cargo da empresa Ademaldo Construções e Projetos, sendo que o piso foi
executado pela EP - Engenharia de Pisos.

A arquitetura do empreendimento procura contemplar grandes vãos, com altura considerável. Como consequência, veio a opção por adotar tecnologias atuais, como vidros na fachada (que proporcionam ventilação e iluminação condizente
com a dimensão da edificação), telhas autoportantes (por definirem estrutura limpa para o telhado, em virtude da dimensão dos vãos), e o piso diferenciado para a área de depósito (solucionando a questão das juntas de retração e diminuindo sensivelmente a possibilidade de surgimento de fissuras no futuro). O resultado desse planejamento em termos de projeto e escolha de materiais é a possibilidade de uma utilização muito mais eficiente dos espaços.

Aliás, planejamento é a palavra de ordem no caso do piso industrial, que acabou se transformando no pavimento com maior dimensão executado numa única concretagem em todo o Brasil.

Para o eng. Wagner Gasparetto, diretor da LPE Engenharia, esta marca acaba sendo simbólica para o segmento da construção civil. "Sem dúvida, foi um grande desafio para toda a cadeia (fornecedores de materiais e mão-de-obra, projetista e inclusive o cliente), o que demonstra que, apesar de termos grandes conhecimentos técnicos sobre os pavimentos de concreto, ainda podemos evoluir muito, ousando com segurança, reduzindo o consumo de recursos naturais e também os financeiros e o mais importante, desenvolvendo projetos diferenciados para atender necessidades específicas dos clientes, através do uso de metodologias arrojadas, fornecendo um incremento de valor aos trabalhos realizados". A fim de evitar problemas futuros, os projetistas tomaram o cuidado de desenvolver e apresentar diversos parâmetros de traço de concreto. "Para viabilizar o projeto, precisávamos que o concreto apresentasse características de baixa de retração, elevada resistência a abrasão, condições favoráveis para obtenção dos índices de planicidade e nivelamento necessários para operação e boas características para facilitar o lançamento e acabamento", explica o engenheiro.

De acordo com os projetistas, o objetivo de se evitar a presença de juntas de concretagem e a economia de tempo foram as principais razões para a decisão de concretar todo o piso num único dia.

A existência de uma placa de piso industrial com essas dimensões também só foi possível com a incorporação de uma série de soluções tecnológicas, como o uso das telas soldadas e de equipamentos de espalhamento e vibração, do tipo laser screed, além de uma grande logística de abastecimento de concreto.

"Todo esse trabalho só foi possível pelo fato de o cliente entender a importância da elaboração de um excelente planejamento, que, sem dúvida, tem início com a elaboração de um projeto de pavimento de concreto. Diversas são as tecnologias e muitas são as oportunidades de otimizar e oferecer uma solução adequada para cada obra, mas, lamentavelmente, apenas 40% dos pavimentos de concreto são feitos com uma formalização técnica, que deve ser entendida como um projeto elaborado por uma empresa focada no tema, recolhimento de ART e emissão de memorial técnico contendo todos os parâmetros de desempenho dos materiais e itens de controle da execução", avalia o eng. Gasparetto.

No total foram consumidos na obra aproximadamente 680 m³ de concreto com especificação de fck 30 MPa e 38 t de telas soldadas dos tipos Q138 e Q283.

 

 
 
     
 
voltar