Telas Soldadas na ampliação do
Sírio Libanês

Complexo hospitalar foi projetado, construído e equipado com avançada tecnologia

Um dos mais modernos hospitais da América Latina com 14 pavimentos, térreo e 5 subsolos, o Hospital Sírio Libanês (localizado em São Paulo, na capital) está passando por novas obras de ampliação. Até o final do ano serão somados às avançadas instalações médico - hospitalares, um lobby, reservatórios de água, anfiteatro, depósito para lixo e garagens.

Responsável pela execução destes novos espaços, a Schahin Engenharia e Comércio Ltda. Também comandou a construção do prédio, inaugurado em 1991, que se tornou o mais avançado centro cirúrgico do país, com ar esterilizado, salas pressurizadas e esteiras rolantes computadorizadas para o transporte de pacientes.

Como a topografia do local é acidentada e as obras desenvolvidas ao lado da antiga sede do hospital, muitas dificuldades foram encontradas e superadas no decorrer da construção que foi executada com fundações em estacas barretes e estacas raiz. As novas estruturas estão sendo executadas em concreto armado convencional e concreto protendido em áreas com vãos livres de 16m.

Telas soldadas: rapidez e fácil aplicação

Visando agilizar as obras de ampliação do complexo hospitalar, que hoje disponibiliza 240 leitos fazendo com que o local tenha alta rotatividade de pessoas em suas dependências, uma das tecnologias empregadas é a tela soldada. Além disso, a tela soldada possibilitou maior produtividade devido à aplicação fácil e rápida.

No caso desta obra, foi realizado um estudo comparativo de custos entre o aço solto (vergalhão) e as telas soldadas. Segundo o engenheiro coordenador da obra, Fábio Sanfins, o custo dos materiais "posto fôrma" é equivalente, entretanto, "a tela nos ofereceu diversas vantagens como facilidade de execução, rapidez, qualidade, além de podermos utilizar telas feitas especialmente de acordo com as características das obras de ampliação, totalizando aproximadamente 100t".

Para a Schahin Engenharia o uso de telas soldadas já está incorporado à filosofia da empresa, se tornando imprescindível em obras onde o fator prazo é preponderante. Fundada em 1966, a Schahin Engenharia consolidou sua reputação executando obras e serviços de engenharia dos mais diferentes tipos e características em todo o território nacional totalizando mais de 3 milhões de m2 em área construída.

 

 
 
     
 
voltar