Centro de Distribuição Pão de Açúcar

Telas Soldadas consolidam o emprego do conceito jointless

Justamente por possibilitar a execução de estruturas mais delgadas do que outros sistemas existentes, a tela soldada viabiliza o emprego do conceito "jointless", garantindo o adequado posicionamento da armadura, de modo a combater as tensões de empenamento.

Outro exemplo de utilização do "jointless" projetado com tela soldada é o Centro de Distribuição Pão de Açúcar, localizado em Caieiras (SP), que está em fase final de execução e faz uso de placas com cerca de 560m2. Nessa área serão estocados produtos de bazar, com alturas de empilhamento próximas a 9m, exigindo do piso precisão elevada.

A opção pelo conceito "jointless" foi da Matec Engenharia e Construções, empresa responsável pela obra, que quis apresentar ao cliente uma solução inovadora, com menores custos de manutenção e rapidez na execução. Por estas razões, o emprego da tela soldada viabilizou economicamente a solução.

O projeto em tela soldada prevê o emprego de armadura dupla, fazendo uso de espaçadores soldados. O concreto especificado apresenta resistência fck 32 MPa e foi prevista aplicação de endurecedor superficial em função do elevado tráfego previsto na área. A execução está sendo feita com emprego da Laser Screed pela Plano Tecnologia a Laser em Pisos Industriais que já realizou, até o momento, quase 100 mil m2 de "jointless" em todo o Brasil.

Solucionando problemas

Justamente em função do alto tráfego de empilhadeiras e elevada altura de movimentação de cargas, o piso de um Centro de Distribuição exige o mínimo de juntas, alto índice de planicidade e nivelamento na sua execução.

"Através da adequação do projeto do piso com a utilização do "jointless" com telas soldadas, a quantidade de juntas foi reduzida na ordem de 70% e os índices de nivelamento e planicidade foram atendidos com sucesso", explica o eng. Mário Pastori, da Plano Tecnologia a Laser em Pisos Industriais.

Segundo o engenheiro, a questão do curto prazo para a realização da obra também foi fator preponderante para a opção pelo "jointless" com tela soldada, possibilitando concretagens da quase 3 mil m2 em um único dia.

Durante a execução, o posicionamento correto das telas soldadas e das barras de transferência foi fundamental para que o "jointless" não apresentasse problemas de retração e empenamento, e isto foi conseguido através do uso de espaçadores soldados. "Como as placas tinham grandes dimensões, as telas soldadas foram de suma importância para o combate das tensões", esclarece Pastori.

Foram utilizadas no Centro de Distribuição Pão de Açúcar telas soldadas do tipo EQ 159 e EQ 283 totalizando mais de 250t, enquanto na parte externa está prevista aproximadamente 94t das telas tipo EQ 159 e EQ 246.

 

 
 
     
 
voltar