Inovação na Associação do jointless com Telas Soldadas

Centro de Distribuição é o primeiro exemplo de aplicação do novo conceito

Inaugurado recentemente em São Paulo, na região de Perus (às margens da Rodovia Anhanguera), o Centro de Distribuição operado pela McLane Serviços de Distribuição é o primeiro exemplo da aplicação do "jointless" projetado com telas soldadas.

São 35 mil m2 (dos quais 10 mil m2 compõem uma câmara fria) com a utilização de placas com até 750 m2 e ausência completa de fissuras, constatando que este conceito permite o posicionamento adequado das tela soldadas combatendo tensões de empenamento. No mês de setembro iniciaram-se as obras de ampliação para mais 12 mil m2 projetados nos mesmos moldes.

Segundo o eng. Antonio Candido Cunha Filho, diretor da Opcional Engenharia e Construções Ltda., empresa responsável pelo projeto e gerenciamento das obras, a inovação no Centro de Distribuição foi justamente na aplicação do "jointless" porque a tela soldada já é um produto incorporado aos seus projetos. Neste caso, foram realizados estudos preliminares para atender à exigência das características do piso para suportar cargas elevadas, principalmente na parte externa que possui alto tráfego de carretas.

A opção pelas telas soldadas

"As juntas são o maior problema num Centro de Distribuição. Quanto menor o seu número, menos problemas teremos com tratamento de juntas, empilhadeiras batendo e quebrando cantinhos. Queríamos, portanto, trabalhar com placas maiores (20m x 25m e 15cm de espessura na área interna e 25m x 32m e 14cm de espessura na área externa) e com "jointless", que permite justamente um menor número de juntas", explica o eng. Antonio Candido.

Como a idéia inicial do "jointless" estava vinculada à aparente utilização de fibras e juntas especiais, a Opcional Engenharia fez uma comparação de custos entre fibras e telas soldadas. "Uma vez que a espessura do piso era aspecto fundamental e, trabalhando com tela dupla conseguiríamos diminuí-la, optamos pela tela soldada na solução em "jointless", justifica o eng. Antonio Candido. A execução dos pisos ficou a cargo da empresa EP - Engenharia de Pisos, sendo que, na parte interna utilizou-se concreto 32 MPa e na parte externa concreto 25 MPa.

Outro fator importante com relação ao piso interno foi a necessidade de obter uma planicidade adequada, suficiente para suportar as altas cargas previstas na operação do Centro de Distribuição. De acordo com as avaliações efetuadas, os índices de planicidade (Ff) e nivelamento (Fl) superam respectivamente os valores de 60 e 50, garantindo a melhor operação dos veículos de estocagem.

O engenheiro ressalta ainda que, na primeira comparação de custos/benefícios, conseguiu-se um dimensionamento em tela soldada dupla e, considerando-se todos os itens da obra, foi possível viabilizar as utilizações conjuntas da tela, do concreto e do "jointless" com emprego da Laser Screed.

Já no piso externo, o projeto teve que levar em consideração o alto tráfego de carretas. "Nas docas, onde os caminhões param para carregar e descarregar, esta problema é acentuado pelo fato de termos uma região onde verifica-se constante ataque químico (vazamento de óleo) e condições de severa abrasão (freagem e arranque de caminhões), decidimos por executá-las em pavimento estruturalmente armado em tela soldada", esclarece o eng. Antonio Candido.

Uso constante

Para a execução da obra, foram utilizadas aproximadamente 400t de 3 diferentes tipos de telas soldadas distribuídas nos pisos, capas de lajes e até nas calçadas do local, respeitando sempre as especificações técnicas do Centro (telas mais grossas na face inferior, porque a sobrecarga é alta, e tela mais leve na face superior).

Com 15 anos de atuação no mercado, a Opcional Engenharia já executou mais de 800 mil m2 na área industrial, sempre fazendo uso da tela soldada. "Já temos familiaridade com esta tecnologia" enfatiza o diretor da empresa, ressaltando como principais características do produto a assessoria prestada pelo fornecedor, facilidade de manuseio e sistema de operação.

No caso específico da construção do Centro de Distribuição, a tela soldada foi utilizada para controlar o fissuramento e diminuir a espessura do concreto. "Este fator é importante para nós, pois o custo do concreto representa 30% do piso", justifica o eng. Antonio Candido. "O que buscamos em todas as obras é menor prazo, maior qualidade e depender um pouco menos da mão-de-obra. Trabalhamos com tela soldada porque o produto já vem pronto e conferido. Temos maior agilidade, segurança e qualidade", finaliza.

 

 
 
     
 
voltar