Jointless, a nova tecnologia para os pisos industriais

Evolução do conceito no Brasil tem sido acentuada

Graças aos modernos equipamentos de execução disponíveis e às novas metodologias de dimensionamento, dentre as quais destaca-se o PEA - pavimento estruturalmente armado - que permite o emprego de placas de grandes dimensões com estruturas altamente competitivas, os pisos industriais têm evoluído muito rapidamente no Brasil. Esta tendência fez surgir a possibilidade de introdução de uma nova tecnologia de pisos sem juntas: o "jointless".

Empregado na Europa desde o início da década de 90, o "jointless" chegou ao Brasil em 1998 e hoje o usuário está bastante consciente de que as juntas representam grande parcela dos problemas de manutenção do piso e a possibilidade de eliminá-las acaba fazendo com que o conceito seja um grande atrativo.

O "jointless" nada mais é do que uma designação empregada para definir pisos sem juntas e no Brasil a nova tecnologia está sendo também utilizada para pisos com quantidade de juntas inferior ao usual, com o emprego de placas de concreto com dimensões superiores a 500m2.

A grande vantagem do "jointless", segundo o eng. Públio Penna Filme Rodrigues, diretor da LPE Engenharia e Consultoria, "é permitir menor número de juntas, o que implicará em menores custos de manutenção, já que esses elementos são os pontos mais vulneráveis do piso, aumentando sua durabilidade e tornando a rodagem das empilhadeiras mais suave".

Placas de grandes dimensões são importante fator

O diretor ressalta o aumento do tamanho das placas como um fator importante para a introdução do "jointless" no Brasil. "Anteriormente empregava-se no país placas com 6 ou 7 de largura e comprimentos limitados a 12m. Posteriormente, passou-se ao emprego de placas maiores, graças aos novos equipamentos com cerca de 10x15 ou 20m, até evoluir para as placas de grandes dimensões", explica o eng. Públio.

Logicamente que há, ainda, algumas restrições ao emprego das placas de grandes dimensões, em função de uma cultura antiga, praticada nos pisos tipo úmido sobre úmido ou mesmo úmido sobre seco que empregavam placas em torno de 5m2. "Quando você propõe uma placa de 500 m2 há um choque mas que felizmente é cada vez menor", enfatiza o engenheiro.

O conceito "jointless" é muito adequado ao emprego de equipamentos como Laser Screed que permite concretagens de áreas grandes, sem a necessidade de emprego de fôrmas intermediárias. Por outro lado, o piso deve ser dimensionado para receber os esforços adicionais oriundos do empenamento e da retração de uma placa de grandes dimensões, evitando que ocorra fissuras no concreto.

 

 
 
     
 
voltar