Lazer e consumo: mais um Shopping na cidade de Santos

Tela soldada alia-se à tecnologia do maior empreendimento da região

No final deste ano, a cidade de Santos (no litoral paulista) ganhará um novo hipermercado que integrará, até abril do ano 2000, o Praiamar Shopping Center. Serão 100 mil m2 que compreenderão cerca de 200 lojas, estacionamento com mais de 2.500 vaga, 12 salas de cinema, áreas de lazer e diversão, praça de alimentação, além de um Centro Médico com aproximadamente 3 mil m2 Com o objetivo de estimular o fluxo de consumidores, foram projetados 12 escadas rolantes, 4 elevadores de carga, 2 elevadores panorâmicos e um hall de entrada com 1.600 m2.

Trata-se do maior empreendimento imobiliário da região e, no momento, encontra-se na fase final de execução da estrutura, sendo que estão em andamento os serviços de alvenaria de vedação, impermeabilização, revestimentos externos, instalação hidráulica - sanitária e iniciando-se as instalações eletromecânicas.

Procurando obter os melhores resultados técnicos e sócio-econômcos, os empreendedores Armênio Mendes e Américo Mendes, ao lado dos engenheiros responsáveis pela obra Marivaldo Guimarães Touça Júnior, Cláudio da Rocha Santos e Carlos Kapins, da Miramar Empreendimentos Imobiliários, explicam que toda etapa de estrutura foi realizada com as fundações profundas (estaqueamento) e concreto armado (num volume de 34 mil m3) e a tecnologia adotada na estrutura foi o concreto moldado in loco, aproveitando toda a mão-de-obra existente e desenvolvida pela Miramar. A alvenaria está sendo executada com blocos de concreto, assentada e revestida externamente com argamassa pronta.


Proteção mecânica com tela soldada

Por conta da previsão de constante tráfego de veículos sobre o piso de cobertura (que servirá como estacionamento do Shopping), a Miramar optou pela impermeabilização da laje com manta asfáltica (5mm), além da execução de uma proteção mecânica. Neste caso, como a manta não podia ficar exposta à insolação excessiva (pelo risco de ocorrerem bolhas de ar que danificassem a impermeabilização), a proteção mecânica precisou ser executada com extrema rapidez, logo após o teste de estanqueidade.

Essa proteção mecânica foi constituída de uma camada de 3cm de concreto celular de 18 Mpa (para evitar agredir a manta) e uma camada de 4cm de concreto com pedrisco de 18 MPa com armadura de tela soldada.

Segundo a equipe de engenheiros, a utilização da tela soldada foi fundamental nesse processo por proporcionar a exigida velocidade na execução da armadura (considerando sobretudo o período de chuvas), além de garantir o controle do fissuramento da proteção mecânica. O uso da tela soldada reduziu, ainda, o custo da mão-de-obra no preparo da armadura usada na proteção mecânica. Com este procedimento, os engenheiros conseguiram que a proteção mecânica da manta ficasse como parte colaborante na placa de piso do estacionamento. Foram utilizadas no processo aproximadamente 40t de tela soldada do tipo Q 75.

O corpo técnico, composto pelos 3 engenheiros responsáveis da obra, explica que optou, ainda, pela concretagem das 2 camadas da proteção mecânica com pequena diferença de tempo entre as aplicações, afim de se evitar juntas frias entre os concretos.

 

 

 
 
     
 
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