Tela Soldada na construção de prédios

A ousadia cada vez maior dos criminosos vem obrigando os governos a investirem todos os esforços no sentido de utilizarem o que de mais avançado houver na área da construção para tornar seguros os presídios.


Exemplo disso é o trabalho que a Lix Industrial e Construções está realizando para o Governo do Estado de São Paulo. A empresa venceu licitação para a construção de quatro unidades prisionais, das quais duas serão entregues ainda neste ano e as demais em março de 2003. Por questões estratégicas e contratuais, a empresa se reservou o direito de não divulgar a localidade e alguns detalhes da obra.
As diretrizes básicas para a construção dos presídios foram definidas pela Secretaria de Administração Penitenciária, através de um projeto de arquitetura. Já o projeto estrutural foi desenvolvido por uma empresa especializada, contratada pela Lix.

Segundo o eng. Luis Fernando Costa Fontoura, gerente de obras da Lix Industrial, o processo construtivo está baseado na extensa utilização de peças pré-moldadas, com o objetivo de viabilizar a construção com qualidade, dentro do apertado cronograma fixado pelo Governo do Estado.

Por conta dessa opção, a construção dos presídios terá característica de uma obra seca. As paredes serão formadas por placas pré-moldadas, sendo que as vigas e pilares serão mistos (alguns em pré-moldados in loco). A maior parte das peças apresenta especificação de concreto com fck de 25 MPa.

Outra característica da obra é a utilização de telas soldadas nos pisos e nas peças pré-moldadas. "A opção pelas telas soldadas é natural e deve-se à rapidez, qualidade e economia proporcionada tanto em termos de tempo quanto de mão-de-obra", explica o eng. Luis Fernando.

Como segurança é um dos principais itens numa construção desse tipo, o concreto armado é uma exigência e, nesse caso, a utilização da tela soldada é fundamental para que se obtenha os resultados esperados. No total, serão usadas na construção das quatro unidades prisionais cerca de 500 t de telas soldadas.
Fundado há mais de 78 anos, o grupo Lix da Cunha possui larga experiência na área da construção. A Lix Industrial e Construções já utiliza a alternativa de pré-moldados com armação de tela soldada desde 1992.

 

 
 
     
 
voltar