Telas Soldadas nas lajes de edifício estilo loft

A Tela Soldada é mais eficiente, tanto em termos de produtividade quanto em custos, propiciando uma economia de 16%


Uma obra diferenciada com um eficiente projeto de racionalização da construção. Assim pode ser caracterizado o empreendimento Pozelli Loft Plus, da Pozelli Empreendimentos e Construções, que está sendo erguido no bairro do Jardim Anália Franco, zona leste de São Paulo.

O principal diferencial está justamente no fato de se construir um edifício com base no estilo loft. Surgidos nos Estados Unidos, na década de 60, os lofts foram criados por artistas a partir de imóveis antigos (incluindo galpões e fábricas), que eram transformados em seus estúdios, integrados a aconchegantes moradias.

O Pozelli Loft Plus será composto por 19 pavimentos, sendo que cada apartamento - seguindo o estilo loft - ocupará um andar duplo, tendo pé direito de 5,6 m. Alguns apartamentos contarão com varanda, churrasqueira e piscina. Também está prevista a construção de dois subsolos para garagem. A área construída compreende cerca de 5.200 m2, num terreno de 1.250 m2.

Segundo o arq. Joel Abrão, que executou o projeto do edifício, a idéia de adotar um estilo contemporâneo com aspecto industrial, fazendo explícita referência à origem deste tipo de moradia, surgida no bairro do Soho, em Nova York. "Podemos ressaltar a criação de grandes vãos nos apartamentos, permitindo ao usuário total liberdade na composição de seu habitat e a existência de elevados pés direitos, que trazem sensação de amplitude e intensa luminosidade. Além disso, houve uma preocupação quanto à composição da fachada, carregada de elementos cenográficos, em refer6encia à origem histórica deste tipo de moradia", explica o arquiteto.

A estrutura da obra está sendo executada em concreto com especificação de fck 35 Mpa nos andares inferiores (até o nono pavimento, onde o edifício apresenta redução de sua planta), e 25 Mpa nos andares superiores. As fundações foram realizadas através de estaca escavada com hélice contínua. Os dois subsolos apresentam laje plana armada com telas soldadas, também utilizadas nas lajes convencionais dos demais pavimentos

Desde o início do projeto, a construtora Pozelli demonstrou grande preocupação em estar racionalizando a estrutura, com o objetivo de se alcançar uma boa produtividade tanto nas fôrmas quanto na armação. Por conta disso, a equipe da Planear Engenharia - empresa responsável pelo projeto estrutural - desenvolveu diversos estudos sobre especificação de fck's mais adequados para a estrutura, além de algumas alternativas estruturais, até se chegar à opção mais adequada.

Entre esses trabalhos está um comparativo entre o uso da armação convencional e o de tela soldada. Nesse estudo, a tela soldada apresenta-se mais eficiente, tanto em termos de produtividade quanto de custos, propiciando uma economia da ordem de 16%.
Segundo o eng. Marcos Monteiro, diretor da Planear, para se obter esse ótimo resultado é importante que o projeto de armação das lajes seja originalmente desenvolvido para tela soldada.

Em termos de produtividade, os dados também são bastante significativos: o tempo gasto com a tela soldada é apenas 1/3 do tempo de montagem da armação com vergalhão. "Você tem uma outra vantagem, em termos de qualidade, no que diz respeito a certeza de posicionamento dos painéis e facilidade de verificação da armadura que está sendo posicionada", explica o eng. Monteiro.

As lajes possuem espessuras variando de 16 cm a 20 cm, com armação positiva em tela soldada. O empreendimento deve consumir, no total, cerca de 22 t de telas soldadas. A obra teve início em abril de 2002, com prazo de conclusão previsto para maio de 2004.
A eficiência obtida com o uso das telas soldadas já projeta uma nova postura por parte da Pozelli. De acordo com o eng. Wagner Pires, responsável pela construção, "o loft é o primeiro empreendimento em que estamos utilizando a tecnologia da tela soldada e os resultados proporcionados nos permitem dizer que a partir de agora estenderemos esse uso para nossos futuros projetos".

 

 
 
     
 
voltar