Conversão das armações leva agilidade a empreendimento de luxo

Mudança para telas soldadas em plena construção
gera ótimos resultados

Inovar e se abrir para novas tecnologias sempre foi umas das preocupações da Construtora Bracco em todos os seus empreendimentos. E isso ficou claro mais uma vez no caso do Practical Life Pensilvânia, sofisticado empreendimento em construção na zona sul da capital paulista.



Isso porque a Construtora se dispôs a realizar uma mudança no projeto de armação, adotando outra solução, mesmo depois de as obras já terem sido iniciadas. O resultado não poderia ser melhor.

O conceito Practical Life foi desenvolvido a partir de 1998 e compreende edifícios residenciais inteligentes, que aliam conforto e tecnologia. O Practical Life Pensilvânia tem área de terreno de 2.849 m², com frente para três ruas. A área construída compreende 21.284 m² em uma única torre com 24 pavimentos tipo, com quatro apartamentos por andar, totalizando 96 apartamentos (130 m² de área útil cada um, com quatro dormitórios ou três suítes), e mais duas coberturas penthouse.

O projeto do empreendimento é da empresa Uniarq e o projeto estrutural está a cargo da Monteiro Linardi. Inicialmente, foram realizadas as paredes diafragma, único ponto onde foram enfrentadas algumas dificuldades. “Esse trabalho foi um pouco problemático porque era uma parede de 30 cm de espessura e 12 metros de profundidade sendo que nos primeiros
3 a 4 metros encontramos uma camada de solo muito ruim, sem suporte, e que provocou algumas deformações no topo da parede, durante a concretagem”, explica o eng. da obra, Roberto Spinola do Amaral.

A fundação foi realizada através de sapatas.Uma delas, a sapata central (que atinge os três poços de elevadores e a caixa de escada), de grandes proporções, consumiu cerca de 200 m³ de concreto. De acordo com o eng. Spinola, tendo em vista o volume de concreto empregado nesta sapata, foi utilizado gelo no concreto, para não gerar super aquecimento.

Todo o concreto utilizado na obra (sapatas, pilares, vigas e lajes) apresenta especificação de fck 30 MPa. As lajes do pavimento tipo têm espessura variando de 12 a 14 cm, e apresentam armação positiva e negativa em telas soldadas, exceto nos negativos das varandas.

Aliás, um dos diferenciais do Practical Life Pensilvânia está justamente nas armações, onde houve a conversão do projeto de armação, que inicialmente previa o uso de vergalhão, para tela soldada. A mudança ocorreu depois do início da obra, porque os construtores se convenceram de que as telas poderiam oferecer um resultado muito mais satisfatório em vários aspectos, principalmente no que diz respeito à qualidade e agilidade de armação das lajes, o que foi fundamental nesse empreendimento, em virtude do rigoroso cronograma de obras.

Esse bom resultado pôde ser avaliado em números pelo eng. Spinola, com a redução de até um dia no ciclo de concretagem de cada laje. “Pelo ciclo normal, com armação de vergalhão, levávamos cerca de cinco dias. Trabalhávamos da seguinte forma: 1º dia, executando gastalhos e levantando pilares; 2º dia, montagem de fôrmas; 3º dia, concretagem dos pilares; 4º dia, montagem das tubulações elétricas e da armação; 5º dia, concretagem da laje.
Percebemos na prática que, com as telas soldadas era possível reduzir esse ciclo em quase um dia, chegando a concretar a laje no quarto dia à tarde”.

As telas soldadas foram usadas a partir do segundo pavimento tipo e a experiência foi onsiderada amplamente satisfatória pela Construtora Bracco. “A tela confere maior qualidade, é muito mais fácil de aplicar, traz velocidade ao trabalho de armação. Além disso, a qualidade é incomparável, você vê as malhas retilíneas, perfeitas, ao contrário do que acontecia com o vergalhão, e que, no caso da armação negativa cedia a qualquer contato e não trazia, de maneira alguma, a uniformidade que vemos hoje com a tela”, avalia o eng. Roberto Spínola.

O engenheiro ainda explica que outras vantagens da tela soldada é que ela chega na véspera da utilização sendo estocada no canteiro e transportada por grua, imprescindível para a utilização de telas, até o ponto onde será montada a armação. E, apesar de terem começado a construção executando armação com vergalhão, também não houve qualquer problema de adaptação tanto do projeto estrutural, quanto dos trabalhadores à tela soldada.

Outro fator importante é que as telas soldadas facilitam sobremaneira a conferência. “Os armadores não têm como esquecer alguma barra, as tela vem cortadas nas medidas certas, devidamente identificadas, basta conferir os transpasses de projeto e pronto. Eu acredito que a partir de agora, a postura da Construtora será de tentar viabilizar primeiro o uso das telas soldadas”, analisa o engenheiro.

O início das obras do Practical Life Pensilvânia se deu em julho de 2005, com previsão de entrega em agosto de 2007.

 





 

 
 
     
 
voltar