Concreto Armado é utilizado em arruamento da Vila Olímpica

Pavimento armado com telas soldadas traz
economia e agilidade

Com a proximidade dos Jogos Pan-Americanos de 2007, a cidade do Rio de Janeiro, que sediará o evento, se transforma em um verdadeiro canteiro de obras. Os investimentos na capital fluminense para o maior evento esportivo das Américas devem ultrapassar R$ 2 bilhões.

Um dos destaques é a Vila Olímpica, que abrigará os cerca de 8 mil atletas e membros das delegações de 42 países durante os Jogos, em construção no bairro da Barra da Tijuca. As obras estão sendo realizadas em um terreno de 210 mil m², e compreendem 17 prédios com 1.480 apartamentos, além de toda a infra-estrutura de alimentação, segurança e assistência médica.

Com a missão de executar o arruamento interno da Vila Olímpica, que compreende quase 1 km de extensão, a Sanerio Engenharia deu mostras de que a integração dos processos pode proporcionar saltos de qualidade e ganhos em escala.

Devido às características do solo da região, a solução adotada para esse pavimento foi, inicialmente, a construção de uma laje estaqueada em concreto armado com 25.000 m², com posterior execução de aterro e pavimentação flexível, dimensionada para atender às necessidades técnicas do empreendimento.

O concreto utilizado nessa laje apresenta especificação de fck de 20 MPa. O projeto de armação inicialmente previa utilização de aço solto. Porém, em virtude das habituais dificuldades técnicas em se executar grandes panos de lajes estaqueadas e do apertado cronograma das obras, foram estudadas tecnologias para otimização.

Visando ganhos de produtividade e melhores condições de execução, a Construtora optou pela utilização de telas soldadas para as armaduras dos tabuleiros, treliças soldadas para o espaçamento das telas e armaduras para saparas prontas.

Os estudos realizados antes da execução apontaram a viabilidade econômica e a agilidade oferecidas pelo novo projeto. Depois da obra realizada, os números finais demonstram que a opção da Sanerio por esse conceito de armaduras prontas em telas soldadas trouxe excelentes resultados.

De acordo com o eng. Adjalmir Alves de Matos, da Sanerio, a execução dos tabuleiros com telas soldadas e treliças resultou em armações de melhor qualidade e a solução mostrou-se competitiva do ponto de vista financeiro. Para chegar a tal avaliação, a Construtora manteve um rígido controle dos índices de produtividade no canteiro de obras, que pôde comprovar na prática os resultados apontados nos estudos de viabilidade: a produtividade na etapa de armação dos tabuleiros triplicou, permitindo reduzir à metade o prazo de execução de cada trecho. E mais: além de velocidade, os ganhos projetados correspondem a cerca de 10% do custo total das armações.

No total, foram utilizadas na laje estaqueada cerca de 270 t de telas soldadas, 15 t de treliças e 43 t de sapatas armadas, além de 4.200 m3 de concreto.

Após os Jogos Pan-americanos, a Vila passará a ser um condomínio residencial. Quando o projeto foi lançado, todos os apartamentos foram vendidos em um só dia.


 

 
 
     
 
voltar