Telas Soldadas viabilizam telhados inovadores

O projeto arquitetônico de uma residência de alto padrão no condomínio Tamboré II, no município de Barueri, na região metropolitana de São Paulo, vem chamando a atenção pela beleza das formas e, principalmente, pelo aspecto inusitado de suas coberturas.

Desenvolvido pelo arquiteto Roberto Vinograd, o projeto prevê a construção de coberturas formando figuras geométricas totalmente curvas. "Acredito que o telhado de uma casa é a coisa mais simbólica, representa a cobertura, a proteção contra vento, sol, chuva, invasões, contra o mundo hostil". O arquiteto optou pela predominância das curvas em todos os ambientes pela admiração que tem a essa tradição que caracteriza a arquitetura brasileira.

O diferencial verificado no projeto dessas coberturas é que as curvaturas não ocorrem apenas em um sentido, mas em ambos. A concepção é que, partindo de esferas de diferentes tamanhos, faz-se um corte na superfície arbitrariamente, também com linhas curvas, e esses fragmentos de diversos tamanhos e ondulações são distribuídos sobre o imóvel, formando o telhado.

Vinograd avalia que, para a concretização de uma obra, é fundamental se levar em consideração três componentes: o tecnológico (os melhores processos e materiais para a viabilização do projeto), o econômico (nenhuma obra pode ser executada totalmente livre de custos) e a mão-de-obra (os esforços humanos necessários para concretizar a obra, em temos de capacitação e quantidade).

Como o objetivo era obter uma estrutura muito leve para o telhado, o projeto inicial do arquiteto previa a utilização nas coberturas de um aglomerado de silício com resinas sintéticas. Entretanto, no transcorrer da obra percebeu-se que o custo dessa alternativa era proibitivo. "Depois de várias pesquisas, verificamos que a melhor solução seria executar a cobertura em concreto leve, armado com telas soldadas, sobre uma estrutura de vigas treliçadas metálicas", explica Vinograd.

Na visão do arquiteto, para se obter as curvas harmoniosas exatamente como previsto no projeto a utilização de telas soldadas foi fundamental, pela uniformidade oferecida, além de permitirem a dupla armação - positiva e negativa - garantindo, com o uso dos espaçadores, a execução de lajes perfeitamente iguais em termos de espessura. Prova disso é que, independentemente das curvas, em qualquer ponto das coberturas a espessura das lajes de concreto é de exatamente 7 cm.

A tela soldada também trouxe excelentes resultados em termos de praticidade com mão-de-obra, não exigindo formação específica para posicionar a armadura, e por agilizar o processo de armação, uma vez que não há a necessidade de ficar cortando e soldando vergalhões. "Basta pegar a tela soldada, que já vem numa dimensão adequada, e cortar exatamente de acordo com o desenho determinado nas fôrmas. Para o meu tipo de projeto, isso agilizou muito a construção", comenta Vinograd.

" Eu já inventei diversos tipos de cobertura, utilizando madeiras, telhas, pedras, mas esta é a primeira vez que projeto lajes curvas. E a opção do concreto armado com telas possibilitou a perfeita concretização desse projeto inovador". Outra vantagem da utilização do concreto armado é viabilizar os diversos balanços e grandes vãos livres que caracterizam o projeto das coberturas.

O concreto leve que está sendo empregado nas coberturas é acrescido de argila expandida, e a densidade do concreto foi definida, com a participação do calculista, em 1.200 kg/m3.
Todas as caídas das coberturas são voltadas para um lago, que recolhe as águas pluviais, garantindo a reutilização para uso na jardinagem. Seguindo o mesmo conceito das coberturas, as paredes de toda a construção são curvas, executadas em alvenaria convencional. Um detalhe curioso do projeto é que os caixilhos, as esquadrias e os vidros também são curvos e embutidos nas paredes.

A obra teve início em janeiro de 2003, com previsão de conclusão até o início de 2005. Para o arquiteto, esse projeto pode servir como ponto de partida para outras idéias inovadoras: "gostaria que essa técnica que desenvolvi para cobertura residencial fosse do gosto das pessoas, porque penso inclusive em utilizá-la para execução em obras de pequeno porte".

 

 
 
     
 
voltar