Tecnologia agiliza construção de empreendimento de alto padrão

Um dos lançamentos residenciais da Construtora Inpar em São Paulo está chamando a atenção por dois importantes aspectos: o uso da tecnologia e a agilidade na construção. Trata-se do conceito Grands Jardins de France, que é composto de três empreendi mentos de alto padrão: Jardins de Arbres, Jardins de Drulon, e Jardins de Villandry, distribuídos em uma área total de pouco mais de 15 mil m2, no valorizado bairro de Campo Belo, na zona sul de São Paulo.

Cada empreendimento é composto de duas torres com 24 pavimentos tipo e cobertura duplex, sendo que todos os apartamentos possuem quatro dormitórios. O projeto paisagístico está a cargo de Benedito Abbud.

Um dos destaques em termos de processo construtivo é a execução de paredes em concreto, moldadas in loco com fôrma metálica e armadas com telas soldadas.

“ Montamos as fôrmas no próprio canteiro de obras, já com os gabaritos de janelas e a armação em tela soldada e as transportamos por gruas até o local definitivo. A concretagem é executada com bomba estacionária e a parede já se apresenta praticamente acabada, sem a necessidade de alvenaria externa", explica o engenheiro responsável pela obra, Eduardo Perri Muccia.

Para o sucesso desse processo a utilização das telas soldadas é fundamental, como ressalta o engenheiro: "em vez de ficar armando com barras e depois colocando os estribos, nós conseguimos, com somente 2 painéis de tela executar 8,5 m2 de parede". Nesse caso, foram utilizadas telas especiais, desenvolvidas nas dimensões definidas em projeto, para atender de forma personalizada as necessidades do empreendimento.
Um detalhe importante é que todas as paredes, com exceção das que recebem peitoril de janelas, desempenham função estrutural. Por conta disso, são utilizados apenas uns poucos pilares internos, nas áreas de poços de elevadores e caixas de escadas.

Além da rapidez com que são executadas, as paredes de concreto - que apresentam espessura de 20 cm até o terceiro pavimento e de 15 cm nos demais – também são muito eficientes por reduzirem muito a possibilidade de patologias, como fissuras e destacamento nas fachadas.

Já as lajes utilizadas nos três empreendimentos são nervuradas e armadas com telas soldadas. "Como temos fechamento interno em dry-wall, as lajes nervuradas nos permitem trabalhar sem vigas, o que elimina interferências que dificultariam a instalação das guias do dry-wall, agilizando o processo e propiciando uma maior versatilidade em termos arquitetônicos", avalia Eduardo Muccia.

As lajes possuem 23 cm de espessura, sendo 5 cm de capa em cima da cubeta e 18 cm de nervura. No caso das lajes, a utilização de armação negativa em telas soldadas é importante para combater a retração, evitando fissuras. Além disso, segundo os construtores a tela também oferece vantagens no canteiro de obras, em virtude da facilidade de recebimento, estocagem e aplicação.

O concreto dosado em central utilizado em toda a parte estrutural dos empreendimentos apresenta especificação de fck de 25 MPa, com desforma para 20 horas. No total, serão utilizadas nos três empreendimentos cerca de 640 toneladas de telas soldadas, de diversos tipos.

De acordo com o engenheiro responsável, a somatória dessas tecnologias construtivas visa atingir um objetivo maior de agilizar a construção, combater o desperdício de material e racionalizar o processo construtivo. "Estamos conseguindo concretar uma laje por semana com um só jogo de fôrma. Ou seja, concretamos paredes num prédio e lajes no prédio ao lado. Depois de três dias, invertemos as fôrmas entre os edifícios, o que nos dá um ganho muito grande em termos de produtividade".

A obra dos empreendimentos do Grands Jardins de France teve início em agosto de 2003 e a entrega está prevista para julho de 2005.

 

 
 
     
 
voltar