Obra emblemática da Comunidade e da Construção utiliza telas soldadas

Além de se destacar por ser um edifício de altíssimo padrão, o Residencial Tadeu Baptista, em construção em Goiânia (GO), tem chamado a atenção do segmento de construção civil por ter sido escolhido pela Comunidade da Construção como obra emblemática do Estado de Goiás.

O edifício apresenta 30 pavimentos, sendo dois subsolos, térreo, mezanino e 24 pavimentos tipo, além de uma cobertura duplex. Cada andar é ocupado por um apartamento com área de 303 m2. A área total do terreno é de 1.410 m2.

A escolha como obra emblemática se deve pelas diversas tecnologias construtivas que estão sendo empregadas. Segundo o eng. Pedro Henrique Borela, gerente técnico da FR Construtora e Incorporadora, responsável pela obra, o concreto utilizado nos pilares do edifício até o quinto pavimento apresenta especificação de fck de 50 MPa, entre o sexto e o 11º pavimento a especificação é de 40 MPa e nos demais andares, 30 MPa. Em todo o concreto foi adicionado aditivo superplastificante.

“ O uso do CAD nessa obra visa aumentar a durabilidade da estrutura, permitindo flexibilidade arquitetônica, por tornar a estrutura mais esbelta, propiciando o aumento nos vãos livres", explica o eng. Borela.

Todas as vigas e lajes estão sendo executadas em concreto moldado in loco com especificação de fck de 30 MPa. A Construtora optou pelo sistema de lajes nervuradas, com lona plástica, armadas com telas soldadas. As lajes apresentam espessura de 25 cm, com fôrma de 21 cm e mesa de 4cm.
As telas soldadas estão sendo utilizadas como armaduras de distribuição nas lajes nervuradas e como armadura positiva nas lajes maciças (varandas, halls de elevador e escadas). A definição pelas telas soldadas é natural num processo industrializado de construção, mas de acordo com o eng. Pedro Henrique também se deve aos excelentes resultados oferecidos pelo produto em termos de agilidade e ganhos significativos na qualidade dos serviços.

“ Em comparação com o sistema de vergalhões, as telas propiciam redução do ciclo de montagem da laje, maior qualidade na execução, e uniformidade do produto", avalia o engenheiro.

O fato de o Residencial Tadeu Baptista ter sido escolhido como obra emblemática do Estado de Goiás resultou também em um acompanhamento e monitoramento constante de todas as etapas da construção. Posteriormente, esses dados sobre a produtividade da obra e as tecnologias empregadas serão tabulados e divulgados entre os parceiros da Comunidade da Construção.

As obras do edifício começaram em maio de 2004 e a previsão de entrega é agosto de 2006.

 

 
 
     
 
voltar