
              A partir
                    de 2005 os turistas e amantes do samba não precisam
                    mais voltar suas atenções para o Rio de Janeiro
                    apenas no período do Carnaval. É que a Prefeitura
                    do Rio está construindo a Cidade do Samba, complexo
                    de 93 mil m2 que concentrará as atividades de preparação
                    do carnaval carioca, além de abrigar diversos desfiles,
                shows e eventos ao longo do ano.
              O empreendimento está sendo executado no bairro da Gamboa
                e faz parte do conjunto de obras do Plano de Recuperação
                e Revitalização da Região Portuária.
                O projeto da Cidade do Samba é dos arquitetos João
                Uchoa e Victor Wanderley, idealizado para a Liga Independente
                das Escolas de Samba (Liesa), e prevê a centralização
                das principais atividades do carnaval em um único local,
                incluindo desde a montagem e operação de carros
                alegóricos até a confecção de adereços,
                fantasias e outros produtos, criando assim, um novo fluxo turístico
              permanente na cidade.
               A Cidade
                  do Samba é composta de 14 galpões, que
                  vão abrigar os barracões das escolas de samba do
                  Grupo Especial, além de duas lonas, uma para espetáculos
                  e outra para exposições, edifício garagem
                  e prédio administrativo. As obras estão sendo executadas
                  pelas empresas Oriente Construção Civil e Delta
                  Construções e o gerenciamento dos serviços
                  está a cargo da RIOURBE, Empresa da Secretaria Municipal
                de Obras.
               Os barracões ocupam cerca de 7 mil m2 e todo o fechamento
                    externo está sendo executado em painéis alveolares
                    pré-fabricados de concreto, com especificação
                    de fck de 30 MPa, armado com telas soldadas. De acordo com o
                    eng. Eduardo Orsini, responsável pela obra, a opção
                    por um sistema construtivo industrializado, baseado na pré-fabricação,
                    se deve aos prazos exíguos para a conclusão da
                  obra.
              "
                Se tivéssemos que fazer toda a parte externa em alvenaria,
                      teríamos que trabalhar com cerca de 500 pedreiros e 500
                      serventes, fora o material necessário. Já com as
                      placas pré-fabricadas, é necessária apenas
                      a equipe de montagem, envolvendo no máximo 40 profissionais.
                      Isso significa rapidez e redução de custos",
                    explica o engenheiro.
               Cada galpão será dividido em quatro pavimentos,
                        totalizando 19,15 m de altura, tendo lajes em concreto armado
                        com telas soldadas, executadas no sistema steel deck. No pavimento
                        térreo existe um espaço com 12 m de pé direito,
                        destinado a montagem completa dos carros alegóricos, o
                        que era impossível de ser feito nas sedes das escolas
                        de samba. Segundo cálculo dos construtores em cada barracão
                        será possível montar até 12 carros alegóricos.
                        Neste mesmo pavilhão ficam as salas de elétrica,
                      vidraçaria e toda a parte de apoio.
               O segundo
                  pavimento abrigará vestiários, despensas,
                          material de limpeza, depósitos e copa. Os escritórios
                          administrativos e almoxarifados ocuparão o terceiro pavimento
                          e no último andar estarão concentradas as áreas
                        de pintura e resinagem, reciclagem de carnaval e costura.
               Na avaliação dos construtores a utilização
                            das telas soldadas se justificou nessa obra principalmente pela
                            velocidade, que é o principal obstáculo. Além
                            disso, as telas propiciam redução de mão-de-obra
                          e ganhos acentuados em termos de qualidade e uniformidade.
               Para se
                  ter uma idéia do porte da obra, apenas na parte
                              de pisos, devem ser consumidos na Cidade do Samba aproximadamente
                              13 mil m3 de concreto, com especificação
                            de fck de 28 MPa.
               De acordo
                  com o secretário de Turismo do Rio, Rubem Medina, "a
                                Cidade do Samba será uma gigantesca fábrica de
                                sonhos de Carnaval. E, é claro, será o novo ícone
                                turístico do Rio". Segundo dados da Secretaria o
                                projeto está orçado em 25 milhões de dólares,
                              financiados pela prefeitura.
               Para o eng.
                  Orsini, as características diferenciadas tornam
                                  essa obra um destaque nacional. "Em termos de volume de
                                  obra e velocidade a Cidade do Samba deve ser uma das mais importantes
                                  obras que estão sendo executadas no país".
                A construção da Cidade do Samba foi iniciada em
                                  outubro de 2003 e deve estar concluída no início
                                de 2005.