Até recentemente, o termo "acessibilidade" era
                    desconhecido da grande maioria dos brasileiros e estava muito
                    associado aos direitos das pessoas portadoras de necessidades
                    especiais.
                    Entretanto, a cada dia os governantes vêm percebendo
                    a importância de oferecer soluções que
                    garantam a toda a sociedade o direito de usar a infra-estrutura
                    e equipamentos públicos urbanos de serviço
              e lazer.
               Como conseqüência desse processo, rampas e outras
                      soluções com pré-fabricados de concreto
                      participam dos novos projetos urbanísticos que facilitam
                      a mobilidade em áreas públicas levando em consideração
                      o conceito de cidadania, respeito à diversidade e
              a democracia no espaço público.
               No ano passado,
                  a CPA - Comissão Permanente de Acessibilidade, órgão
                        da Secretaria Municipal da Habitação e Desenvolvimento
                        Urbano de São Paulo, iniciou um estudo minucioso para
                        atender a demanda de se criar uma peça que considerasse
                        as normas técnicas de rebaixamento de guias, com ângulos
                        de inclinação, dimensões básicas
              e faixas de sinalização.
               Segundo
                  Edison Luis Passafaro, secretário executivo
                          da CPA, a idéia de realizar o estudo surgiu ao se
                          verificar a baixa qualidade da execução das
                          guias e rampas então existentes. "O concreto
                          das guias rebaixadas começou a esfarelar. Dessa experiência
                          ruim surgiu a idéia do rebaixamento pré-fabricado
                          que se tornou um produto fantástico", completa
              Passafaro. 
               O desenvolvimento
                  das rampas ficou por conta da empresa Precast Consultoria & Desenvolvimento de Produto. A ABCP participou
                            do desenvolvimento do projeto, além do acompanhamento
              e avaliação constante nas obras.
               As rampas
                  pré-fabricadas são confeccionadas
                              em micro concreto, com especificação de fck
                              de 50 MPa e baixíssima relação água/cimento.
                              A matriz deste material é composta somente por agregados
                              miúdos. A dimensão máxima característica
                              admitida pela mistura é um pedrisco de 4,8 mm. Porém,
                              o micro concreto é de alto desempenho e reforçado,
                              pois recebe armadura de telas soldadas. A tela possui fios
                              de pequenos diâmetros e pouco espaçados (malha
                              de 5X5 cm e fios de 2,5 mm). Isso faz com que o concreto
                              ganhe resistência, tornando a peça durável.
                              A matriz cimentícia de alto desempenho, aliada a armação
                              de telas soldadas, garantem condições tecnológicas
                              que permitem a execução de peças pré-fabricadas
              esbeltas e leves como são as rampas.
               Cada peça tem espessura média de 3 cm (na borda
                                a espessura é de 5 cm pela necessidade de um enrijecimento
                                maior) e o peso das peças varia entre 200 e 250 quilos.
                                O comprimento da rampa (1,80 m), é em função
                                dos 8,33% de inclinação. Sua instalação
                                também é muito simples: ela é assentada
                                sobre bica corrida ou um leito de concreto.
                    O arq. Paulo Eduardo Fonseca de Campos, responsável
                                pelo projeto das rampas e proprietário da Precast,
                                explica que desenvolveu uma peça que, a princípio,
                                tinha como característica fundamental à leveza,
                                sem deixar de lado outros usos que dela se possa fazer. "Quando
                                projetamos um mobiliário urbano pensamos nas outras
                                situações que exigirão mais resistência
                                da peça, como, por exemplo, a passagem de motos. As
                                rampas pré-fabricadas estão de acordo com o
                                que há de mais moderno em termos de acessibilidade
                                em países desenvolvidos. Além de serem mais
                                resistentes, mais bem acabadas, ainda são econômicas",
              ressalta o arquiteto.
               A cidade
                  de São Paulo tinha apenas 15.000 rampas adaptadas,
                                  exigidas por legislações municipal e federal.
                    Depois dessa parceria, o projeto de rebaixamento
                                  tornou-se norma da NBR 9050 para incentivar
                                  a melhoria das condições
                                  de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades
                                  especiais ou com mobilidade reduzida (mulheres grávidas,
              idosos, entre outros).
               Essa norma
                  fixa um parâmetro no qual é exigida
                                    uma inclinação adequada, tratamento superficial,
                                    que além de proporcionar uma beleza estética
                                    oferece recurso para facilitar a travessia de pessoas que
                                    tenham deficiência visual, como a faixa podotátil
              que recebe uma pintura especial em amarelo.
               A prefeitura
                  pretende intensificar o programa de rebaixamento de guias com
                  as rampas pré-fabricadas de concreto,
                                      que têm custo inferior se comparadas às
                                      convencionais. Além disso, em vez
                                      de três dias, as pré-fabricadas
                                      demoram apenas um dia para ficarem prontas.
                                      A rua João
                                      Cachoeira foi a primeira na capital paulista
                                      a receber cerca de 40 rampas. As obras
                                      foram rápidas, pois as peças
                                      foram entregues em novembro e no mês
                                      de dezembro prefeitura já estava
              fazendo a inauguração.
              Estima-se
                                        inicialmente que 5.000 pontos de São
                                        Paulo recebam as rampas. "Esse projeto
                                        não proporcionou à população
                                        só mais acessibilidade. Conseguimos,
                                        através
                                        do rebaixamento de guias, um projeto de
                                        reurbanização.
                                        Foi por meio da instalação
                                        dasrampas que percebemos que as caçadas
                                        estavam estreitas e destruídas,
                                        o que desencadeou m trabalho cuidadoso
                                        nas vias públicas”,
              afirma Passafaro.
               A partir
                  desse estudo desenvolvido pelo CPA, foi lançado
                                          o “Guia para Mobilidade Acessível em Vias Públicas”,
                                          com informações técnicas sobre como
                                          adaptar e construir calçadas, ruas e avenidas, de
                                          acesso facilitado para todos. Dirigidos a profissionais que
                                          atuam em projetos urbanos, este guia informa ainda sobre
                                          códigos e leis de acessibilidade. A distribuição é gratuita
                                          para prefeituras (pedidos podem ser feitos pelo e-mail cpa@prefeitura.sp.gov.br).