Estudo comprova produtividade das telas soldadas em edifício de São Paulo

Nos próximos meses, a zona sul da cidade de São Paulo ganhará um novo empreendimento de alto padrão, o Walk Vila Nova. Localizado no bairro da Vila Nova Conceição, o empreendimento, executado pela Construtora Tecnisa, ocupa área construída de 38.665 m², num terreno de 5.538 m².

O edifício é formado por 108 apartamentos tipo e quatro coberturas duplex, distribuídos em 29 andares. Os apartamentos possuem quatro dorms., sendo duas suites, tendo de 234 m2 a 257 m2 de área privativa, com 3 ou 4 vagas mais depósito na garagem. O projeto de arquitetura é de Itamar Berezin, o paisagismo de Benedito Abbud e o projeto estrutural está a cargo de Monteiro Linardi.

A tecnologia construtiva prevê estrutura de concreto armado reticulada, com vigas de sacadas, sacadas e escadas executadas em pré-moldados de concreto dosado em central, e utilização de armadura de telas soldadas nas lajes tipo e no piso de sobresolo.

De acordo com José Roberto do Nascimento, engenheiro residente da obra, a utilização dos prémoldados foi importante para se ganhar tempo na execução da obra, economizar em revestimentos e potencializar o uso da grua. A Construtora utilizou na estrutura do edifício concreto dosado em central do tipo convencional, com especificações de fck 35 MPa (até o 17º pavimento) e 30 MPa (do 18º pavimento a cobertura).

Um detalhe interessante dessa contrução é que a Tecnisa, em parceria com o IBTS - Instituto Brasileiro de Telas Soldadas, decidiu desenvolver um monitoramento técnico do desempenho das telas soldadas, para se buscar indicadores de produtividade. Foram colhidos dados de tempo de descarga, montagem da armação, montagem de fôrma, utilização da grua, condições climáticas e quantidade de mão-de-obra utilizada em todos os itens.

O eng. José Roberto explica que os resultados comprovaram o ganho de tempo e velocidade na descarga, transporte e armação. "Por termos uma grua na obra, nós descarregamos bem mais rápido e fizemos o transporte vertical com muito mais agilidade em comparação com a armação de vergalhões. Diminuímos assim o custo de mão-de-obra. Além disso, conseguimos uma laje muito mais limpa, onde os negativos não ficavam pisoteados".

Para o engenheiro residente, esse tipo de estudo é de grande importância para que a Construtora melhore ainda mais seus índices de qualidade. "Esses dados hoje são utilizados como comparação de produtividade e servem também para podermos
verificar onde tivemos sucesso e onde podemos melhorar em logística, mão-de-obra e aproveitamento de materiais, além de podermos negociar com empreiteiros em melhores condições", explica.

Na construção do Walk Vila Nova foram utilizados 11.000 m³ de concreto e cerca de 157 t de telas soldadas, dos tipos Q113 (piso), L113, Q196, L283, L335, Q159, L387, L335 e Q113 (laje). As obras tiveram início em abril de 2006 e a entrega está prevista para o mês de junho de 2008.

 

 
 
     
 
voltar