Qualidade, economia e versatilidade

Prefeitura de São Paulo renova calçadas com Piso em Concreto Estampado

O concreto estampado foi o material escolhido pela Sub-Prefeitura da Vila Mariana para a pavimentação da Praça Nossa Senhora Aparecida, localizada no largo de Moema, que está passando por um processo de revitalização. A obra faz parte do Programa Passeio Livre, da Prefeitura de São Paulo, que vem sendo implantado desde 2005 em toda a cidade (vide boxe ao lado).

A substituição do piso da Praça teve início em dezembro de 2007, com a remoção do pavimento então existente, e o término da obra se deu no fim de março de 2008. Os trabalhos foram realizados pela empresa Crete Construções e Comércio.

A definição da Sub-Prefeitura pelo piso de concreto estampado se deu pelos benefícios oferecidos, em termos de velocidade de execução, qualidade estrutural, economia e fácil manutenção, além de oferecer um layout personalizado e inovador a Praça e atender as exigências do Decreto 45.904, no que diz respeito à preocupação com os pedestres, principalmente deficientes físicos.

A área repaginada atingiu 4.000 m², onde foram utilizados 240 m³ de concreto dosado em central. O concreto utilizado tem especificação de fck 20 MPa. O piso apresenta espessura de 6 cm, realizado sobre leito de camada de brita e com emprego de armação de tela soldada.

Segundo o diretor comercial da Crete e presidente da ABRACE (Associação Brasileira de Concreto Estampado), Fernando Majerowicz, "a estampagem especificada do piso foi do tipo 'tijolão', nas cores terracota e bege. A cor bege foi usada para contornar toda a Praça, oferecendo um toque sutil a ambientação". Para personalizar o projeto foram elaborados caminhos para os pedestres na cor cinza.

O piso da Praça Nossa Senhora Aparecida é monolitico, sendo assim, foi projetado e executado com uma faixa de placas na dimensão de 40 cm x 40 cm para se obter rápido acesso às tubulações e fiações de linhas telefônicas, energia, TV, entre outras, pelas concessionárias em geral.

No caso desta obra foram executados, em média, de 150 m² a 200 m² por dia. “Uma técnica que oferece rapidez durante toda execução, ampla variedade de textura e cores, além de fácil manutenção, tudo isso, são ingredientes certos para o sucesso de um piso estampado em concreto”, avalia Fernando Majerowicz.

 

 
 
     
 
voltar