Obra na Radial Leste utiliza aduelas

Estudo comprova vantagens das telas soldadas na fabricação das aduelas

A Fermix, fabricante de tubos e aduelas de concreto armado, está participando do fornecimento das peças para uma obra que prevê a elevação do nível do leito da Radial Leste, uma das principais vias que ligam o centro da cidade de São Paulo com a Zona Leste.

Os trabalhos foram iniciados em janeiro e prevêem a instalação de cerca de 1.200 m lineares de aduelas com diversos tamanhos, sendo que a menor peça tem 1,5 m x 2,5 m e a maior 3,0 m x 3,5 m.

Segundo o eng. Alírio Gimenez, diretor técnico da Fermix, essa diferença de tamanho se justifica em virtude da diferença de vazão nos vários trechos da obra. "Quando se faz o dimensionamento hidráulico são feitos estudos das bacias da região para saber quanto aquela bacia contribui com volume de água quando houver chuva. Toda água que cai na mesma bacia corre para os pontos baixos, que é justamente onde estão sendo instaladas as aduelas para permitir a drenagem".
No caso específico da Radial Leste, está sendo efetuado um grande aterro para levantar o nível do pavimento visando evitar o recorrente transborda mento da via transitável no período de enchentes na cidade.

O engenheiro explica que, quando o leito principal do eixo da Radial é aterrado, o encaminhamento natural das águas da chuva é interrompido, daí a necessidade da utilização das aduelas, para não interferir nesse escoamento natural das águas da região. Em pequenos trechos, além das águas da chuva, as aduelas também servirão para escoamento da água de córregos.
Os construtores se definiram pela utilização das aduelas na obra da Radial pela impossibilidade de uso de outros produtos como os tubos de concreto ou de PVC. No caso dos tubos de concreto, a partir de uma determinada dimensão fica inviável o seu uso.

Atualmente, se encontra no mercado tubos de concreto com no máximo 2 m de diâmetro, medida que não supre as necessidades de uma obra para suportar grandes vazões, como é o caso da Radial Leste.

Já o PVC apresenta um grave problema em sua origem: é muito recente a fabricação de peças para grandes vazões, o produto ainda não foi normatizado e, portanto, não há avaliação sobre sua viabilidade em obras deste tipo. Além disso, há uma série de questões a serem analisadas, como a compactação do solo, resistência a fogo e altas temperaturas, etc.
Segundo o eng. Alírio Gimenez, como as aduelas ainda são uma opção nova no mercado, muitos construtores não têm uma noção correta das características do produto. "Elas não são produtos prontos que possam ficar estocados a espera dos clientes. As aduelas são projetadas especificamente para cada obra, de acordo com as características definidas em projeto, levando em consideração, entre outros fatores, a altura de aterro que estará sobre a peça".
No caso da obra da Radial Leste as aduelas da Fermix estão sendo produzidas com concreto com especificação de fck de 30 Mpa.

As vantagens da tela soldada

Visando melhorar a qualidade e eficiência do produto que fornece, a Fermix realizou recentemente uma série de estudos sobre qual o melhor processo para construção das ferragens da estrutura das aduelas. As opções eram fazer a confecção das armaduras cortando, dobrando e soldando barras retas de ferro, ou seja, desenvolvendo um trabalho artesanal, ou comprar as telas soldadas, que já vem em painéis planos prontos.
De acordo com o eng. Alírio, os resultados surpreenderam em relação a impressão inicial. "Nós fizemos uma análise de custos sobre quanto me custava o preço final das armaduras nas duas situações, envolvendo mão-de-obra mais material. Logicamente, o preço inicial das barras é mais baixo que o das telas, entretanto, após poucos dias de produção já foi possível perceber que com a tela soldada o produto final sai mais barato".

Na avaliação dos técnicos da Fermix, os ganhos se verificam de forma mais clara em termos de tempo, uma vez que o processo de produção da tela é bem mais ágil, e de qualidade, em virtude da uniformidade proporcionada pelas telas.
" Eu me iludi inicialmente com a questão de preço das barras, mas quando eu coloquei a mão-de-obra e os prazos, eu vi que essa ‘economia’ não se concretizava. Na minha opinião, realmente não se justifica utilizar outro material na produção das aduelas que não seja as telas soldadas", avalia o diretor da Fermix.

 

 

 
 
     
 
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