Telas Soldadas agilizam construção de edifício de alto padrão

A utilização das telas soldadas nas lajes maciças é fundamental. Além de garantir economia e qualidade, ganha-se com mão-de-obra.

O investimento em sistemas de construção industrializada, baseados em racionalização de processos e agilidade no desenvolvimento da obra, são cada vez mais uma característica dos novos empreendimentos das grandes cidades.
Uma prova disso é a construção do Edifício Aquarelle, um empreendimento de alto padrão, localizado na Vila Andrade, zona sul de São Paulo, que está a cargo da Mac Investimentos e Participações, empresa do segmento da construção civil que valoriza projetos com avanços tecnológicos e inovadores.

A obra ocupa pouco mais de 46 mil m2 de área construída, constituída de quatro torres, cada uma com 27 andares (sendo o último duplex), além de subsolos destinados a garagens e depósitos. Para atingir um público seleto, o Edifício Aquarelle conta com um apartamento por andar, com quatro suítes em uma área útil de 261 m2, além de quatro vagas na garagem por apartamento.

As vigas, lajes e pilares de concreto são moldados in loco. O concreto utilizado nas vigas e lajes de todo o prédio apresenta especificação de fck de 30 MPa. Já no caso dos pilares, até o 10º andar foi usado concreto com 35 MPa e do 11º em diante, fck de 30 MPa. O fechamento das paredes está sendo feito com blocos de concreto.

Segundo o gerente da obra, eng. José Henrique Toledo Lisboa, a maioria das lajes têm espessura de 13 cm e utilizam concreto com especificação de fck de 30 MPa, com armação positiva e negativa em telas soldadas.

De acordo com os construtores, a opção pelas telas se justifica por oferecerem maior facilidade de posicionamento, rigidez e não gerarem problemas nos encontros com outros elementos estruturais, pois estão sempre trabalhando no esquadro, permitindo dessa forma que tudo funcione como o planejado. "A utilização das telas soldadas nas lajes maciças é fundamental. Além de garantir economia e qualidade, ganha-se com mão-de-obra. Com as telas eu consigo agilizar muito mais o projeto do que se montasse a armação com vergalhão. Elas já vêm nas dimensões exatas e etiquetadas, fazendo com que as perdas sejam zero", ressalta o engenheiro.

Outro ponto importante é que as telas soldadas oferecem garantia de uniformidade de espaçamento e bitola. Ao todo, estão sendo utilizadas no empreendimento cerca de 74 t de telas soldadas.

Para agilizar o processo construtivo, as escadas do pavimento tipo e o terraço da suíte master são pré-fabricados em concreto, sendo içados e chumbados juntamente com a concretagem das lajes e a viga do living é feita com forma metálica, facilitando e gerando economia no revestimento interno, no caso da escada e externo, em relação aos terraços e varandas. O acabamento da fachada será constituído de revestimento com pintura sobre massa texturizada na cor branca e tijolinhos aparente O cronograma de execução do empreendimento prevê que os blocos B e C fiquem prontos até o mês de junho de 2005 e o bloco D em novembro do mesmo ano. Já o bloco A será finalizado em abril de 2006.

 

 
 
     
 
voltar