Tela soldada agiliza execução de pavimento industrial

Viabilizar, em curtíssimo prazo, a ampliação dos galpões da unidade do bairro da Lapa, em São Paulo, era o grande desafio da Alstom Brasil, vencedora de concorrência internacional para fornecimento de vagões para o metrô de Nova Iorque, para que pudesse entregar os trens dentro dos rigorosos prazos definidos pelos norte americanos.

Para dar conta dessas necessidades, a construtora Camargo Correa executou 6.480m2 de pavimento industrial num prazo recorde, entre os meses de março e novembro. O projeto de execução ficou a cargo da LPE Engenharia. O pavimento apresenta espessura variável de 12, 14 e até 30cm, em função da sobrecarga.

O concreto especificado apresenta fck 30 MPa, com resistência à tração de fctM,k 4,5 MPa, abatimento 8 ± 1cm, teor de argamassa: 49% <a<52%, consumo mínimo de cimento de 320kg/m3, retração hidráulica máxima de 400µ/m, com armação superior e inferior em tela soldada.

Segundo a eng. Vera Caputo, gestora de custo e análise econômico financeiro de obras de edificação da Camargo Correa, a utilização das telas foi fundamental. Por conta da necessidade de rapidez, foi feito um estudo visando otimizar prazos, que consistiu em que as telas chegassem à obra nas dimensões corretas, prontas para serem aplicadas, facilitando sobremaneira a execução do piso. "A necessidade de rapidez, ale, da qualidade exigida, fizeram com que as telas soldadas fossem imprescindíveis para essa obra", avalia a engenheira.
O acabamento do piso é do tipo liso, com pintura epóxi, sem a utilização de qualquer tipo de aditivo no concreto. Para garantir o nivelamento e a planicidade necessários, foi utilizado o equipamento laser screed.

Ao todo, foram utilizados na obra 51t de telas soldadas e cerca de 1.000m3 de concreto.

 

 
 
     
 
voltar